Retiro Popular Quaresmal


Abrindo o coração para Deus Reze o Salmo 62, iniciando sua oração de retiro:

Ó Deus, tu és o meu Deus, desde a aurora te

procuro. De ti tem sede a minha alma, anela

por ti minha carne, como terra deserta, seca,

sem água.

Assim no santuário te busquei, para contemplar

teu poder e tua glória. Pois tua

graça vale mais que a vida, meus lábios

proclamarão o teu louvor.

Assim te bendirei enquanto eu for vivo, no

teu nome eu erguerei minhas mãos.

Eu me saciarei como num farto banquete e

com vozes de alegria te louvará minha boca.

No meu leito te recordo, penso em ti nas vigílias

noturnas, pois tu foste meu auxílio; exulto

de alegria à sombra de tuas asas. A ti está ligada

a minha alma, a tua mão direita me sustenta.

Primeiro domingo da quaresma

Leia o texto do Evangelho do Domingo e faça a sua oração, com a ajuda do comentário que se segue.

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, era conduzido pelo deserto. Ali foi posto à prova pelo diabo, durante quarenta dias. Naqueles dias, ele não comeu nada e, no final, teve fome. O diabo, então, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão’”. O diabo o levou para o alto; mostrou-lhe, num relance, todos os reinos da terra, e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e a riqueza destes reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”. Jesus respondeu-lhe: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto’”. Depois, o diabo levou Jesus a Jerusalém e, colocando-o no ponto mais alto do templo, disse-lhe: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus anjos a teu respeito para que te guardem’, e ainda: ‘Eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus, porém, respondeu: “Também foi dito: ‘Não porás à prova o Senhor, teu Deus’”. Terminadas todas as tentações, o diabo afastou-se dele até o tempo oportuno (Lc 4,1- 13).

Frequentemente nos sentimos perdidos, como pessoas no deserto dentro de uma cidade. A solidão se espalha por todos os lados, mesmo quando temos tantas oportunidades de comunicação.

E nosso confronto com a tentação é real, exigindo um grande esforço para libertarnos do egoísmo, da busca ansiosa dos bens materiais, a sede da posse e do domínio sobre os outros, a ilusão do sucesso imediato para possuir a si mesmo e atingir a liberdade. Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, quis passar pelos desertos da vida, assumindo plenamente tudo o que é nosso, menos o pecado. Mas sujeitou-se à tentação, indicando-nos o caminho – viver da Palavra de Deus, e não para nossos interesses – e dando-nos a graça, pois “é crendo no coração que se alcança a justiça, e é confessando com a boca que se consegue a salvação” (Rm 10,10).

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10,13).

Do mais profundo das diversas situações humanas em que nos encontramos, brote o grito suplicante de quem tem sede de Deus, de quem busca a verdade! E que muitas pessoas ao nosso redor descubram as saídas para seus desertos por meio de nosso testemunho.

A oração com a Palavra do Evangelho é feita com o roteiro da Leitura Orante da Bíblia, às páginas 25 e 26. No domingo, o ato mais importante do Retiro Popular é a participação na Santa Missa em sua Paróquia ou comunidade.

Ao ir à Igreja, procure conhecer pessoas novas e, se uma delas precisar de sua ajuda, abra-se ao

contato, contribuindo para que as dificuldades sejam superadas e as tentações vencidas. Reze com ela e por ela!

Orante da Bíblia, sempre começando com o Salmo indicado para esta semana.

Dia 21 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma – “Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim”.

Dt 26,4-10

Sl 90

Rm 10,8-13

Lc 4,1-13

Dia 22 de fevereiro, segunda-feira, Cátedra de São Pedro – “O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma” – Na festa de hoje, orações pelo Papa Bento XVI.

1Pd 5,1-4

Sl 22

Mt 16,13-19

Dia 23 de fevereiro, terça-feira, São Policarpo – “O Senhor liberta os justos de todas as angústias”.

Is 55,10-11

Sl 33 (34), 4-5.6-7.16-17.18-19 (R/. 18b)

Mt 6,7-15

Dia 24 de fevereiro, quarta-feira – “Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido”

Dia de Via-Sacra no Retiro Popular.

Jn 3,1-10

Sl 50 (51), 3-4.12-13.18-19 (R/. 19b)

Lc 11,29-32

Dia 25 de fevereiro, quinta-feira – “Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor”.

Est 14,1-19

Sl 137 (138),1-8 (R/. 3a)

Mt 7,7-12

Dia 26 de fevereiro, sexta-feira – “Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?”

– Dia de Via-Sacra no Retiro Popular.

Ez 18,21-28

Sl 129 (130),1-8 (R/. 3)

Mt 5,20-26

Dia 27 de fevereiro, sábado – “Feliz é quem na Lei do Senhor Deus vai progredindo”.


Extraído do Livro: Retiro Popular 2010 "TENHO SEDE" de Dom Alberto.

 
Manoel do Cavaco © Copyright 2010 - O Site Que é Sucesso!