O que é fé?


É necessário antes de responder a uma pergunta como essa, considerar vários tipos de fé, como por exemplo, usamos a palavra “fé” para dizer que acreditamos em alguma coisa ou alguém: “Eu boto fé nesse rapaz!”, ou ainda, “Eu tenho fé que isso vai acontecer...” Podemos citar a fé-confiança, a fé-estabilidade, etc. Mas nesse caso vamos nos ater àquela em que aceitamos a Deus e o acolhemos em nossas vidas. Essa fé nada mais é que um dom de Deus que aceitamos livremente em resposta à sua proposta de salvação. Ter fé significa dizer “sim” a Ele.
Mas, em que/quem você deposita sua fé, coloca sua esperança? Feliz é você que tem fé em Deus, que o tem como Senhor e o ama sobre todas as coisas. E como é difícil viver, testemunhar a fé que temos nos dias de hoje. Mas não é impossível. Quantas vezes você foi chamado de cafona, careta, por dizer que crer em Deus, por freqüentar uma Igreja, por seguir uma religião? Acredito que no mínimo uma vez já te chamaram de atrasado ou de qualquer uma dessas “qualidades”. É preciso coragem para assumir que cremos e amamos a Deus, pois somente as palavras que saem da nossa boca não convencem as pessoas. Nossas vidas, nossas atitudes diante da sociedade e do próximo, muito antes de nossas palavras, devem comunicar Deus às pessoas.
Num certo momento acreditou-se que a ciência resolveria todos os problemas da humanidade. O homem viu-se diante de possibilidades, caiu muitas vezes na auto-suficiência e achou que não precisaria mais de Deus. Hoje convivemos ainda com a fome, com a guerra, com ódio e novas doenças surgiram, como a depressão, a síndrome do pânico, etc. Somos “bombardeados” com todos os tipos de informações, temos a nossa disposição um grande arsenal de tecnologias, tem crescido as pesquisas no ramo da ciência, mas não tem crescido o amor ao próximo. Basta assistirmos um noticiário de TV e veremos quanta morte, quanta falta de consideração pelo outro, quanta falta de fé em Deus!
É preciso resgatar a esperança, pois ter fé também é ter esperança, que está em cada um de nós. Não podemos perdê-la jamais! O imediatismo, o consumismo exagerado e o materialismo que nos faz acreditar somente no que é visível e palpável, têm ganhado terreno em nossa sociedade, tem se disseminado nas famílias, nas instituições de ensino, nas cidades, e por que não, também em muitas religiões. A fé sente-se ameaçada diante dessa realidade. As pessoas têm dificuldade de crer que Deus é Capaz e diante de um sofrimento, um problema, ficam sem saber o que fazer e acabam buscando saídas mais fácies, muitas vezes que não estão de acordo com a vontade de Deus. Ora, o sofrimento sempre fará parte de nossas vidas, mas o modo de como o encaramos é o grande diferencial diante de qualquer realidade dolorosa. Feliz é quem passa pelo sofrimento, pelos problemas da vida ou por qualquer situação difícil segurado nas mãos de Deus, esse entendeu que a cruz que muitas vezes carregamos nos faz mais humanos, preparados para enfrentar todo tipo de adversidade.
A fé que não gera em nós uma atitude ou uma nova postura diante da vida, não é uma fé verdadeira. Tenho fé; creio em Deus. Tudo bem! Mas qual a eficácia dessa fé no meu cotidiano? Em minha vida? Não podemos separar fé e vida. A fé concreta é aquela enraizada na vida, gestada no dia-a-dia, fruto da experiência pessoal do homem com Deus. Sem vida, a fé de nada vale; e sem fé, a vida perde o seu sentido!
Diante de diversas questões sobre a fé, vamos interagir uns com os outros. Sua opinião, seu comentário são muito importante para o nosso crescimento. Vamos partilhar pessoal! Deus os abençoe!
O que é fé para você? Se você pudesse definir o que é a fé, como você definiria? Como é a sua vivência de fé?

Seu irmão,

Israel.
 
Manoel do Cavaco © Copyright 2010 - O Site Que é Sucesso!