Onde está a felicidade?

Quantas vezes pensamos em ser feliz amanhã, na semana que vem ou quando comprar aquela roupa ou tênis da moda? Quantas vezes esquecemos que a felicidade depende da disposição em buscá-la, mesmo enfrentando grandes desafios? Quantas vezes deixamos de ser feliz no dia de hoje?

O ser humano foi criado para ser feliz. Dentro de nós está marcado um anseio por felicidade. Podemos dizer que também fomos criados para fazer os outros felizes. Mas que tipo de felicidade estamos buscando? A felicidade não se resume na satisfação em ter bens, possuir determinada roupa da moda ou coisa parecida. Se só isso faz você feliz, satisfeito com a vida, aí está um grande problema. O materialismo pregado em nossa sociedade consiste em dar mais valor àquilo que o outro tem e não se preocupa em enxergar o outro como pessoa, como filho de Deus. Ora, se eu sou o que eu possuo, vou viver uma vida centrada em mim mesmo: “eu tenho e você não tem” e vice-versa. Dessa forma, ter o carro do ano, morar em uma grande mansão, andar vestido segundo os padrões da moda não podem ser fatores determinantes de felicidade. A felicidade é algo que vem de dentro, vem de Deus, e isso não quer dizer que não vamos ficar tristes, que vamos viver sempre num “mar de rosas”. Ser feliz é apostar no amor de Deus, mesmo que tudo esteja ao contrário e pareça dar errado.

Na busca pela felicidade, em nossa história, ora acertamos, ora erramos o alvo. Murmuramos, reclamamos da vida e das pessoas à nossa vida e esquecemos-nos de sermos felizes no dia que se chama hoje. Pare, pense e reflita: Você foi feliz neste dia? Está esperando o quê?

Mas como é possível ser feliz em meio a tantas situações, em meio a agitação da vida?

Uma grande dificuldade que deparamos é a de superar os nossos medos, de encarar a realidade e os problemas de frente. Isso nos tira a paz. Precisamos fazer constantemente o exercício de olhar para dentro de nós mesmos. Olhar para “dentro” exige coragem e determinação. É confrontar-se consigo mesmo, por isso essa tarefa é tão difícil e complicada. Sabemos o que vamos encontrar dentro de nós. Porém, quando nos decidimos a tomar conhecimento dessa realidade e nos auto-conhecemos, vemos que os “mostros” que criamos, não são nada diante do amor de Deus. Eis aí o primeiro passo para ser feliz: reconhecer-se amado por Deus! Quem reconhece essa verdade, certamente conseguirá manter-se firme, alegre e feliz. E se a tristeza bater a sua porta, conseqüentemente será banida do seu coração.

Talvez você neste momento não tenha tantos motivos assim para ser feliz. Mas saiba que Deus te ama, te quer bem e vê a tua luta. Ele te quer feliz. Há sempre saída para os corajosos e os que lutam com Deus. Você já parou para pensar quantos ao seu redor devem estar precisando de apenas um simples sorriso ou de um abraço para deixar de ser tão infeliz e triste? Que possamos nos comprometer a fazer também os outros felizes, a cada dia, assim construiremos juntos a civilização do Amor!

Seu irmão,

Israel Pedro.

 
Manoel do Cavaco © Copyright 2010 - O Site Que é Sucesso!