Pecado Mortal e Pecado Venial - I Parte

A existência do Dogma

A Santa Igreja sempre ressaltou a diferença entre pecado mortal e pecado venial, infelizmente muitos fiéis não estão hábitos a indagar sobre como se difere os pecados e inúmeros são aqueles que pensam que pecado é tudo igual, não existe tamanho, maior ou menor. Tendo em vista isso, não poderíamos deixar de apontar nas Sagradas Escrituras, o pecado mortal e o pecado venial, já que outros tantos dizem que não há pecado, pecadinho e pecadão, que é tudo pecado. Vamos desfazer este pequeno engano.

“Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado menor no Reino do Céu.” (Mateus 5,19)

Se existe mandamento menor, então, ao ser desrespeitada esta lei inferior, comete-se um pecado menor.

“Os fariseus ouviram que Jesus tinha feito os sauduceus se calarem. Então se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus para o tentar: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame o seu próximo como a si mesmo. Toda Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.” (Mateus 22, 34 – 40)

Desde que exista mandamento maior, logo, a desobediência desta regra superior, dá-se um pecado maior.

“É por isso que eu digo a vocês: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Quem disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado. Mas quem disser algo contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir.”

(Mateus 12, 31-32)

Assim como, existe pecado que será redimido e há falta que não será esquecida, é exato afirmar que, o erro que é perdoado, é menor do que a pena que não é omitida. Ou, a culpa que não é redimida, é maior do que a dívida que é esquecida. Portanto, existe pecado menor que outro.

“Eu garanto a vocês: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem dito. Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, pois a culpa desse pecado dura para sempre.” (Marcos 3, 28-29)

Nosso Senhor Jesus Cristo é claro ao afirmar dois níveis de falta, o pecado e a blasfêmia. E concretiza: existem culpas que serão perdoadas, mas há erros que nunca serão omitidos. Portanto, existe pecado maior que outro.

“Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado. Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, não será perdoado.”

(Lucas 12, 10)

Tal qual, podemos concluir que, existem pecados que serão redimidos e há falhas que nunca alcançarão esquecimento. Portanto, existe pecado maior e pecado menor.

Então, deixa-se evidente que se um pecado pode ser perdoado e outro não consegue, o pecado que chega a redenção é menor do aquele que não alcança. Portanto, existe pecado maior e pecado menor. E como diferenciar?

“Se alguém vê o seu irmão cometer um pecado que não leva à morte, que ele reze, e Deus dará a vida a esse irmão. Isso quando o pecado cometido não leva para a morte. Existe um pecado que leva para a morte, mas não é a respeito desse que eu digo para se rezar. Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não leva para a morte.” (1João 5, 16-17)

Se existe pecado que leva para a morte e há pecado que não leva para a morte, então, aí está a diferença: o pecado mortal e o pecado venial.

“Fujam da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem comete, é exterior ao corpo; mas quem se entrega à imoralidade peca contra o seu próprio corpo. Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês já não pertencem a si mesmos. Alguém pagou alto preço pelo resgate de vocês. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.” (1Corintios 6, 18-20)

O pecado cometido contra o próprio corpo é maior do que qualquer outro pecado exterior ao corpo. Um vez, sendo o corpo templo do Espírito Santo de Deus, pecar contra o próprio corpo é, pecar contra o templo de Deus. Pecar contra o templo do Espírito Santo é, pecado mortal.


ROCHA, Tiago.
Pecado Mortal e Pecado Venial. Formação.
 
Manoel do Cavaco © Copyright 2010 - O Site Que é Sucesso!