Bendita és tu entre as mulheres

Nossa Senhora das Graças

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”

(Lucas 1, 28)

Era o tempo de César (At 27, 23-24), quem nunca ouviu a saudação: Ave César.

Um dos sete maiores anjos de Deus, saúda Maria, com saudação de majestade. Majestade até para os maiores anjos de Deus. Antes mesmo de estar grávida do Salvador.

Além do fato de ser majestade para os anjos, há uma extrema diferença entre: o Senhor é contigo. E o Senhor está. O que é, permanece eternamente. O que está, pode deixar a qualquer momento. Alegra-te, agraciada! É uma tradução de: Ave, Maria!

“Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lucas 1, 41-42)

A Sagrada Escritura diz: Bendita és tu entre as mulheres e não somente: bendito é o fruto do teu ventre. Os dois são benditos, não da mesma proporção, mas são benditos conforme suas naturezas. O bendito é Deus. A bendita é A Mãe.

“Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” (Lucas 1, 38)

O que a mãe do pecado pecou por orgulho, a mãe dos pecadores foi santificada por humildade. O que escravo não tem vontade própria, tudo pertence ao Senhor. Não existe outro personagem bíblico que se deixou levar, sem hesitar, pelo amor de Deus.

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lucas 1, 43)

Magnifica é a mãe de Nosso Senhor, e nós, seus filhos, somos honrados em recebe-la por mãe. Honra esta, atribuída pela Bíblia.

“Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lucas 1, 44-45)

Ao ouvir a voz da mãe de Nosso Senhor, a criança pulou de alegria, igualmente nós, filhos de Maria por vontade do Pai, somos felizes porque temos mãe. E mais uma vez A Sagrada Escritura diz: Bem-aventurada és tu que creste.

“E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.” (Lucas 1, 46-55)

Todas as gerações proclamam: bem-aventurada. Mais que todas as gerações, Deus exaltou a humilde. E o Pai a entregou aos filhos como Mãe.

Quem dentre todos os guerreiros, profetas e anciãos do Antigo Testamento e todos os apóstolos, discípulos e mártires do Novo Sacramento teve tais saudações? Que outra criatura de Deus, A Bíblia exaltou tanto e, tantas vezes como bem-aventurada e humilde serva?

Somente Maria Santíssima. E se os homens, os anjos fazem isto nas Sagradas Escrituras, nós temos o dever, de filhos de Deus, de o fazer.


ROCHA, Tiago. Artigo: Maria Santíssima.


 
Manoel do Cavaco © Copyright 2010 - O Site Que é Sucesso!